30 de agosto de 2013

8 argumentos contra o Naturalismo

por Leandro Duarte


Essa postagem tem um caráter mais filosófico, portanto se quiser ficar mais inteligente, dá uma lida! Se não quiser, dá uma lida mesmo assim! :B

Naturalismo é aquela ideia ou crença contrária a tudo que é espiritual ou sobrenatural. É um conjunto de premissas filosóficas que afirmam que apenas as leis e as forças naturais operam no mundo. Em extensão, é a ideia ou crença de que nada existe além do natural. Um dos principais expoentes dessa corrente filosófica foi o escocês David Hume (o cara que está com os olhos arregalados na imagem acima).


O Naturalismo pode ainda ser separado intuitivamente em uma componente metafísica e outra metodológica, sendo a primeira referindo ao estudo filosófico da natureza da realidade. Vias de regra, o Naturalismo Metafísico (o qual é essencialmente o "espírito" do Naturalismo) diz que a natureza é melhor explicada por princípios que incluem a química, a energia e outras propriedades físicas. Isso implica que todo naturalista metafísico rejeita completamente a existência de Deus, de qualquer "mundo espiritual" e qualquer "propósito" na natureza. Em suma, o Naturalista é aquele cara que torce o nariz toda vez que ouve alguém falando um "ai meu Deus!".

O vídeo abaixo, que trata dos 8 argumentos contra o Naturalismo, é um trecho de um debate entre o dr. William Lane Craig e o dr. Alex Rosemberg com o tema "A Crença em Deus é racional?", sendo aquele defensor do Teísmo e este do Naturalismo Metafísico e, consequentemente, do Ateísmo. Dá um bisu:



Ainda não se inscreveu no canal do Forte Fundamento? Só clicar aqui e clicar em inscrever-se. Aproveita meu, é de graça e você ainda recebe um e-mail novo sempre que uparmos um vídeo!

PS.: Um agradecimento especial ao canal sgentlemanjack112 que disponibilizou este trecho do debate no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros