12 de julho de 2012

Aprofundamento [5]: O que dizer sobre a contradição entre as genealogias de Jesus?


Problema: Em Mateus 1.16 foi registrado que o avô de Jesus era Jacó, enquanto que em Lucas 3.23 diz que era Heli. O que dizer sobre essa possível contradição?



Solução: Como era de se esperar, não há nenhuma contradição nessa questão. Cada um dos evangelistas procurou apresentar Jesus de uma maneira diferente para um público igualmente diferente: Mateus apresenta Jesus como o messias escrevendo aos judeus, enquanto Lucas, escrevendo aos gregos, apresenta Jesus como homem. 



Mateus apresenta-nos a linhagem oficial de Jesus a partir de José, seu pai legal, tendo em vista constatar que Jesus é o messias esperado. Lucas, em contrapartida, visa mostrar Jesus como o homem perfeito, apresentando sua linhagem humana através de sua mãe, Maria.

As duas genealogias se divergem a partir de Davi: enquanto José (pai de Jesus segundo a lei) veio da linhagem de seu filho Salomão, Maria (sua mãe de fato) veio da linhagem de seu outro filho Natã.

Outro ponto importante, é que Lucas não diz que sua genealogia é a partir de José. Antes, ele observa que Jesus, "como se cuidava" era "filho de José", quando de fato era filho de Maria.

Finalmente, o fato de as duas genealogias terem alguns nomes iguais, não prova que se tratavam da mesma pessoa, primeiro por não serem nomes incomuns na época (no cado de Zorobabel e Salatiel) e segundo que na genealogia de Lucas há repetição de nomes, como José e Judá.




Clique aqui para ver as postagens antigas do campo Aprofundamento.

Adaptado de:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de dúvidas 

enigmas e "contradições" da Bíblia. São Paulo: Mundo Cristão,1999. 244 p.

Leandro Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros