27 de dezembro de 2011

Profecias e o cumprimento delas na vida de Jesus


"E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras." [Lucas 24:27]


Recentemente encontrei um material excelente no final da minha Bíblia [Bíblia de referência Thompson, Editora Vida]: As profecias acerca do Messias e os cumprimentos delas na vida de Jesus.

Em várias postagens anteriores, falei sobre esse traço peculiar com relação a vida de Cristo. Um dentre tantos aspectos que O apontam como o verdadeiro e único Salvador.

Bem, existem diversas profecias no Antigo Testamento sobre a genealogia, o nascimento, a vida, a morte, a ascensão e a volta de Jesus. Em uma estimativa conservadora, aponta-se aproximadamente 100 delas. Não descreverei todas abaixo pois a postagem ficaria extensa demais.

1. Seria a "semente de uma mulher"
Profecia: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." [Gn 3:15]

Cumprimento: "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei" [Gl 4:4]


2. Seria descendente de Abraão
Profecia: "Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?" [Gn 18:18]

Cumprimento: "Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra." [At 3:25] Podemos citar também Mt 1:1 e Lc 3:34


3. Seria descendente de Isaque
Profecia: "E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele." [Gn 17:19]

Cumprimento: "Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;" [Mt 1:2]


4.  Seria descendente de Jacó
Profecia: "Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete." [Nm 24:17]

Cumprimento: "E Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor," [Lc 3:34]


5. Seu lugar de nascimento
Profecia: "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade". [Mq 5:2]

Cumprimento: "E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém," [Mt 2:1]


6. Nasceria de uma virgem
Profecia: "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel." [Is 7:14]

Cumprimento: "Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo." [Mt 1:18]


7. A fuga para o Egito
Profecia: "Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho." [Os 11:1]

Cumprimento: "E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito." [Mt 2:14]


8. Jesus como o profeta
Profecia: "O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;" [Dt 18:15]

Cumprimento: "Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo." [Jo 6:14]


9. O desprezo por parte dos judeus
Profecia: "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum."  [Is 53:3]

Cumprimento: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." [Jo 1:11]


10. Sua entrada triunfal em Jerusalém
Profecia: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta." [Zc 9:9]

Cumprimento: "Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor. E achou Jesus um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito"  [Jo 12:13-14]


11. Seria traído por um amigo
Profecia: "Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar." [Sl 41:9]

Cumprimento: "E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais dos sacerdotes para lho entregar."  [Mc 14:10]


12. Seria vendido por trinta moedas de prata
Profecia: "Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata." [Zc 11:12]

Cumprimento: "E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata," [Mt 26:15]


13. Testemunhas falsas o acusariam
Profecia: "Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade." [Sl 27:12]

Cumprimento: "E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, não o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas, e disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias." [Mt 26:60-61]


14. Suas mãos e pés seriam trespassados
Profecia: "Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés." [Sl 22:16]

Cumprimento: "Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente." [Jo 20:27]


15. Seus ossos não seriam quebrados
Profecia: "Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra." [Sl 34:20]

Cumprimento: "Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas." [Jo 19:33]


16. Sua ressurreição
Profecia: "Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção." [Sl 16:10]

Cumprimento: "E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram." [Mt 28:9]


17. Sua ascensão
Profecia: "Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o SENHOR Deus habitasse entre eles." [Sl 68:18]

Cumprimento: "E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu." [Lc 24:50-51]


Existem, como dito, outras dezenas de profecias além das expostas acima. Agora pergunto: quem mais, além de Jesus, cumpriu ao menos essas 17 acima? 

Finalizo o post com um vídeo:


Leandro Duarte



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros